Blog do Gustavo

Idiota? Quem aqui é idiota?

gustavotorres

Política, política… Tema legal, não? Hahaha.

Mas acho legal mesmo! O que deixa a política chata é associá-la apenas a Presidentes, Governadores, Senadores, Congressos e, principalmente, corrupção. Para a maioria das pessoas, política lembra coisas ruins e distantes de suas realidades. Só que essa é uma visão muito restrita da palavra!

humor

Qual é sua reação ao ouvir falar de política? A segunda, lógico, né?

Vamos expandir essa ideia.

A família é o primeiro ambiente político de que fazemos parte. Temos pessoas e essas pessoas têm diferentes vontades; isso é o principal!  Temos também recursos a serem administrados (computador, televisão, dinheiro e tal) e outras coisas que, por ora, não importam tanto. Para organizar esse ambiente, temos regras e (geralmente) direitos. A escola, o trabalho e a Igreja também são ambientes políticos. E cidades, estados e países também! Em resumo, eu diria que política tem a ver com as formas de organizar as pessoas e suas vontades. Repare que essa definição envolve muitos ambientes e vale para todos os nossos exemplos.

O livro que mudou minha cabeça sobre o tema foi Política para não ser idiota. O nome chama a atenção. Os autores começam pela discussão do que é ser idiota. Eles recuperam o termo da Grécia Antiga, que entendia como idiotes algo próximo de ''individualista'' ou ''cidadão privado''. Um idiotes  era, portanto, alguém que não se importava com a sociedade; que não se importava com a política. Daí, o livro se desenvolve como uma conversa entre os autores. Eles citam exemplos da política no nosso dia a dia, de como ela ficou chata, de como podemos deixar ela legal e várias outras ideias muito interessantes sobre o tema. Janine e Cortela escreveram um livro que abre nossas mentes para novos horizontes! E é bem tranquilo de ler! Vale a pena!

Imagem1

''Pensar em política é pensar num mundo melhor''

Para os que estão se preparando para o vestibular, política foi tema da Fuvest de 2012.

Mas além de provas, política é importante para a vida mesmo. Se vivemos em sociedade, política está presente o tempo todo. Pensar em política é pensar numa sociedade e num mundo melhor.

 

Esse foi apenas um breve insight. Voltaremos nisso em breve!

Até o próximo post!