Blog do Gustavo

Pseudo-pegadinhas de uma terça comum

gustavotorres

Na terça-feira retrasada (21), recebi várias notícias boas. Como a ideia do blog é ser um diário de bordo, achei que seria legal compartilhá-las com algumas reflexões. Vamos a elas!

Cheguei da natação à noite, fui ao notebook para checar facebook e e-mails. Vi o seguinte:

1º: a fanpage do Ismart divulgou o meu blog, várias pessoas curtiram e comentaram, então deu uma boa divulgação. Ainda não temos tantos acessos, mas melhoraremos de pouco em pouco (: Fiquei bem feliz com esse apoio.

2º: recebi uma notícia que esperava havia pouco mais de uma semana. A nossa conhecida personagem, Carol (ler Conexão Capão – EUA e Como mudar o mundo – parte 1), recomendou que o João (meu amigo-sócio) e eu fôssemos à Virada Empreendedora. O evento envolvia palestras de empreendedores que tinham ideias e criavam negócios, gente com muita experiência e com quem poderíamos aprender muito. A Virada também oferecia atividades e desafios, além de um ambiente incrível para fazer contatos. Com tudo isso, ficamos super empolgados para participar! Entretanto, a inscrição custava R$100 e não podíamos pagar. Mas enviei e-mails para vários organizadores do evento, até que, naquela terça-feira, recebemos a resposta de que conseguimos 2 ingressos. Mal me aguentava de alegria! Deixo sinceros agradecimentos à equipe do Natheia e a Ana Fontes. (Mais sobre o evento em post futuro.)

Virada Empreendedora

3º: recebi a resposta do Personal Prep Scholars. Precisamos de algumas explicações aqui. Um dos meus sonhos é fazer graduação nos Estados Unidos. Entretanto, o processo de aplicação para as faculdades norte-americanas (colleges) apresenta algumas dificuldades porque diferencia-se muito do que temos no Brasil e exige altos gastos (algo em torno de R$3500). Por causa dessas dificuldades, existem programas que oferecem ajuda de orientação e de custos para aplicar para os colleges. Dentre esses programas, está o Prep, da Fundação Estudar (uma instituição incrível!). Depois de dias de dedicação ao processo seletivo do programa e meses de espera pela resposta, recebi o email de aprovação. A espera foi especialmente intensa depois que fiz a entrevista em inglês pelo telefone, na qual achei ir muito mal. Foram altas emoções e, ao final, ser aprovado me deixou bem contente.

Antes disso, também tinha recebido a aprovação no Oportunidades Acadêmicas, oferecido pelo Education USA, que tem ajudado diversos alunos a entrarem nas melhores universidades dos EUA. Estou conhecendo pessoas incríveis em ambos os programas!

Se estiver interessado em saber mais sobre o processo de aplicação para as universidades americanas, deixo duas recomendações: o site do Estudar Fora e a preparação online oferecida pelo Prep Course. É tudo de muita qualidade!

 

Minha reação depois de receber essas notícias foi de incredulidade. Pensei que fosse pegadinha… Enfim, não era!

Mas, depois de tudo, quais as lições que ficam?

1. A ajuda de outras pessoas é indispensável para divulgar um blog!

2. Precisamos arriscar! Às vezes, isso envolve ser cara de pau. O pior que pode acontecer é recebermos um ''não''.

3. Sempre tem alguém que apoiará seus sonhos! Precisamos buscar esse apoio!

Foi o que aprendi numa simples terça-feira…

 

Até o próximo post!