Blog do Gustavo

Os racionais e os emocionais

gustavotorres

Num dos acasos da vida, conheci Jamile Coelho, criadora do Espaço Educacional. Trata-se de uma organização que procura garantir o desenvolvimento acadêmico e pessoal de seus alunos (há uma série de projetos incríveis no Espaço, confira o site!)

A Jamile ofereceu para o João (meu amigo-sócio) e para mim uma avaliação da nossa forma de pensar, aprender e agir (o nosso perfil cognitivo). Uma das partes da avaliação envolvia descobrir se o lado do nosso cérebro mais forte era o direito ou o esquerdo.

Lado esquerdo: é o lado da razão e tem como atributos: 1. a lógica, que permite analisar situações e problemas para a elaborar estratégias; e 2. a organização, essencial para distribuir tarefas, prazos e compromisso ao longo do tempo.

Lado direito: tem a emoção mais forte, e seus atributos são: 1. a habilidade, característica dos que improvisam e conseguem lidar com situações que saem do controle; e 2. a interatividade, que favorece a comunicação e a conexão com outras pessoas.

Ter um dos lados mais fortes, não significa não ter nenhuma habilidade do outro. Mas o potencial se destaca mais em um desses lados.

O João tem o lado esquerdo bem mais forte que o direito. E eu, o contrário. Daí, a gente acaba completando as deficiências um do outro. A gente já vinha percebendo essas diferenças e complementaridades fazia um tempo, mas a conversa com a Jamile deixou tudo mais claro. Saímos do Espaço Educacional conversando sobre como as nossas experiências como o DSJ (nosso projeto social) tinham tudo a ver com a análise feita. O João sempre foi o cuidadoso, que planejava, que estruturava. Eu, o que improvisava, que dava ideias. A falta de qualquer um dos lados faria o projeto ser bem mais lento. Por isso, é muito importante formar equipes com pessoas que pensem de um jeito diferente de você, para tomar decisões bem pensadas.

É confortante saber que temos um sócio que completa nossos pontos fracos. Entretanto, não podemos deixar isso ser confortante. Devemos saber quais nossos pontos fortes para potencializá-los e sempre nos aproveitarmos deles para bons resultados. Entretanto, também temos de dar atenção aos nossos pontos fracos, para nos forçarmos a corrigi-los. Preciso aprender a me organizar com minha papelada, com minhas tarefas, com meu tempo… Sei que perco muito enquanto não faço isso. Daí a necessidade de ter que me corrigir.

Minha intenção nesse post era atentar para a necessidade de nos conhecermos, para aproveitar nossos potenciais e não sermos prejudicados pelas nossas deficiências.

Conseguir o equilíbrio, tanto em você mesmo quanto na sua equipe, é essencial

Para terminar, deixo a pergunta: você é mais esquerdo ou mais direito?

Até o próximo \o