Blog do Gustavo

18 jovens numa van, uma prova e muitos sonhos

gustavotorres

No último post, falei um pouco sobre o SAT  – que fiz dia 7 de junho. Mas não falei do que foi mais marcante naquele final de semana: as pessoas que conheci. Vamos a elas!

Um dos programas que nos ajuda a estudar nos EUA é o Oportunidades Acadêmicas. Dedicado a jovens de baixa renda, ele garante orientação e ajuda de custos no processo de aplicação para as universidades dos EUA. Nesse ano, 18 alunos do programa estavam juntos nos dias 6,7 e 8 desse mês para fazer o SAT. O OA decidiu reunir todo mundo para nos conhecermos e realizarmos atividades em grupo. Posso dizer, sem dúvida alguma, que foi um dos finais de semana mais incríveis e inspiradores que já tive.

Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo,  São Paulo e Minas Gerais: eram vários os lugares de onde vinham os representantes do programa! Mesmo com jeitos e sotaques diferentes, todos guardam várias semelhanças. Todos sonham grande, acreditam que podem mudar suas realidades e seu país, e não têm medo de arriscar para realizarem seus objetivos. Estudam, criam empresas, cuidam de bibliotecas, desenvolvem projetos científicos e sociais, ganham olimpíadas, tocam em orquestras, contribuem com suas comunidades e fazem muitas outras coisas que não consegui descobrir apenas em um final de semana. Mesmo assim, todos mantêm a humildade; sabem que ainda estão longe de alcançar todas as possibilidades que o mundo apresenta; estão longe de serem tudo o que querem ser.

Tivemos dinâmicas de grupo em que cada um contribuiu com um ponto de vista único. Foram discussões enriquecedoras, intensas e produtivas, orientadas por coordenadoras também incríveis, de competência inquestionável, que sabiam motivar o time, levantar questões e manter um ar descontraído. Durante a semana seguinte, eu falava para os meus amigos da escola: ''Coloque aquela galera junta para resolver problemas e você vai vê-la mudar o mundo''. Fiquei ainda mais otimista do que de costume depois de conhecer esse grupo.

''Coloque aquela galera junta para resolver problemas e você verá ela mudar o mundo''

Mas também somos todos jovens (e bobos como tais)! Na van, à noite, depois de um sábado intenso, muito barulho foi feito e muitas selfies foram tiradas; no shopping, tivemos risadas, lanches, conversas sem sentido e conjecturas sobre o futuro; no hotel, mais bagunça, jogos e selfies. No meio de tudo isso, surgiam conversas sobre sociedade, realidade, faculdades nos EUA, SAT, histórias inspiradoras… Existia ali um equilíbrio meio louco entre espírito jovem e vontade de mudar o mundo; a energia era contagiante, difícil de explicar, mas possível de sentir.

But first, let us take a selfie

Esse texto quer ser, em grande parte, uma homenagem às 23 pessoas incríveis, alunos, coordenadores e conselheiros, que conheci naquele final de semana. Mas também quer ser uma sugestão e um chamado.

1. A sugestão: aproveite sua vida para conhecer pessoas incríveis; elas te movem e te deixam feliz;

2. O chamado: que tal entrar para esse time de jovens que sonham em fazer coisas grandes mas não deixam de ser jovens? Da minha parte, posso dizer que o sono, o cansaço e o suor valem muito a pena. Os sorrisos e o prazer que vêm fazem tudo ter sentido no final.

Espero que o post também tenha feito sentido! São sentimentos difíceis de descrever…

Até o próximo \o