Blog do Gustavo

Vida: balança de 7 pratos

gustavotorres

''No final da vida, o que você quer ver ao olhar para trás?'' Talvez você já tenha escutado essa pergunta e tenha sentido um incômodo. Esse incômodo vem por duas razões: primeiro, porque essa pergunta toca no tema da morte; segundo, ela questiona o jeito que a gente leva a vida, por inércia, sem pensar no que realmente faz sentido. Há alguns meses, comecei a pensar no que eu acreditava ser uma ''vida ideal'' para definir o que fazia sentido, e me trazia satisfação e felicidade. Cheguei à conclusão de que uma das coisas essenciais é equilíbrio para balancear todos os aspectos da vida.

Queria falar das ''7 células da vida'' que conheço, que englobam todos os aspectos de uma vida completa.

7 celulas

1. Trabalho e Estudos: é a parcela para a qual geralmente ouvimos que temos que dedicar mais tempo. Ela tem importância, claro, mas não pode ser a única!

2. Cultura e Arte: é importante para entender os povos, as formas de expressão, a relatividade de belo e feio; para se emocionar, para rir, para ser incomodado, para ter assunto, para fazer arte… E também é importante para desfrutar daquela sensação prazerosa de adquirir cultura ao assistir a um filme, conhecer músicas diferentes e visitar museus, por exemplo. Várias as razões para ''investir'' nessa área!

3. Saúde: não faltam provas de que funcionamos melhor quando fazemos atividades físicas, dormimos bem e temos uma alimentação adequada. A devida dedicação à saúde faz o sangue fluir melhor, o corpo ficar relaxado e o cérebro oxigenar mais, por exemplo.

4. Amigos e Lazer: célula essencial para rir, desestressar, relaxar, enfim, recarregar as energias para ter maior eficiência em atividades e desafios.

5. Espiritualidade: não necessariamente associado a religião, essa área envolve o quanto procuramos estar conscientes sobre nossa missão, o mundo e a relação entre os dois. Isto é, espiritualidade relaciona-se a quanto encontramos nosso lugar no mundo.

6. Família: nossas origens são únicas e dedicar tempo para manter as raízes fortes é importante para qualquer um ter uma vida completa.

7. Vida afetiva: a tentativa de encontrar um(a) parceiro(a) também tem peso na sensação de satisfação das pessoas; para algumas pessoas, essa necessidade é maior, para outras, menor; de qualquer forma, ela sempre costuma existir!

Parece complicado equilibrar todas essas células; e realmente é! Os diferentes períodos da vida permitem diferentes níveis de dedicação a cada uma delas. Um jovem de 23 anos, por exemplo, pode identificar uma grande necessidade de investir em Trabalho e Estudos, e Amigos e Lazer, mas nem tanto em Espiritualidade e Família; entretanto, dali alguns anos, a situação pode se inverter. O ponto a que queria chegar era a importância de dedicar pelo menos um pouco de tempo para cada uma dessas 7 células, pois todas são indispensáveis para uma vida completa. É uma balança de 7 pratos, todos com pesos que mudam ao longo do tempo. Ainda estou longe de alcançar o equilíbrio ideal, mas, a cada dia, melhoramos um pouco.

Pensar em quais são os pratos da balança é o primeiro passo para alcançar o equilíbrio da vida

E aí, quão equilibrada está sua vida?