Blog do Gustavo

Por que estudar nos EUA?

gustavotorres

Agosto! Estamos chegando perto de vestibulares e applications!

Nessas épocas importantes e tensas da vida, paro para refletir nos motivos de fazer o que estou fazendo. Queria aproveitar esse post para compartilhar os porquês de estudar fora. Para muitos alunos, as razões são semelhantes, então fiz uma lista com as principais ou com as quais mais me identifico. Os itens estão aproximadamente na ordem do mais para o menos comum na lista de respostas à pergunta ''Por que estudar nos EUA?''

Por que estudar nos EUA? (Não, não é apenas porque o lugar é lindo)

1) Currículo mais flexível:  nos EUA, você não é aprovado em um curso da faculdade, mas em toda a faculdade. Assim, ao ingressar, você tem acesso a uma fase de experimentação, para conhecer melhor suas opções de curso e fazer uma escolha mais consciente. Dos 4 anos de faculdade, 2 costumam ser mais abrangentes e 2 de especialização na área de interesse. Há, também, muitas oportunidades para fazer cursos menores (minors) que não precisam ter nada a ver com seu campo principal (major). Você pode cursar engenharia e ter aulas de literatura oriental, por exemplo.

2) Contato com culturas diferentes: as faculdades norte-americanas reúnem pessoas de todos os continentes e essa diversidade atrai muita gente. Isso promove tanto um melhor entendimento de mundo e de suas diferenças como uma maior identificação com sua própria cultura.

3) Excelência acadêmica: muitos dos professores são referências mundiais nos assuntos sobre os quais dão aulas; alguns são até prêmios Nobel, Pulitzer (tipo um Nobel de jornalismo, literatura e música) e similares. Essas faculdades também formam grandes líderes em diversas áreas: de política, de pesquisa, de empreendedorismo e a lista segue.

4) Entrada num ambiente novo, saída da zona de conforto (principal razão para mim): acredito que nos desenvolvemos quando estamos num ambiente novo, onde temos que nos adaptar a mudanças o tempo todo, superar desafios a cada segundo. Sair do país para morar longe da família e dos conhecidos, falando uma língua nova, formando novas relações, vivendo uma vida inédita, esse é o tipo de experiência que apresenta um outro mundo e nos faz crescer muito.

Há um mudo para explorar, saia da zona de conforto!

5) Experiências diferenciadas e práticas: os colleges oferecem muitas oportunidades de intercâmbio, pesquisa, formação de empresas e estágio, por exemplo, além de ter muitos clubes (como de debates e de teatro), que permitem um envolvimento em muitas atividades incríveis! Elas enriquecem, divertem, envolvem, desafiam, fazem crescer, promovem a solução de problemas, enfim, são sensacionais.

6) Pessoas que nos influenciam positivamente: isso está relacionado ao item 2, mas tem um outro propósito. Acredito que temos muito o que aprender com outras culturas, como foco, disciplina e espírito empreendedor e estudar do lado de pessoas com essas habilidades nos influencia a desenvolvê-las mais rapidamente.

7) Networking: as faculdades dos EUA reúnem pessoas incríveis, com muitas ideias e vontade de fazer acontecer. Conhecer essas pessoas e criar relações com elas acaba sendo uma forma de desenvolver contatos para futuros projetos e trabalhos. Portanto, cria-se uma rede de contatos com grande potencial.

Acho que isso dá uma noção do que nos motiva tanto a querer estudar lá fora. É um mundo novo, que queremos explorar e aproveitar ao máximo para realizar nossos sonhos, como o de melhorar o Brasil. Espero que tenha incentivado alguma curiosidade ou interesse!

'Vamo que 'vamo, porque o processo de aplicação está vindo!