Blog do Gustavo

3 coisas que aprendi durante a Jornada da Inovação

gustavotorres

Durante algumas semanas, fiz uma ''cobertura exclusiva'' da Jornada da Inovação. Foram vários posts contando quais foram as atividades, o que desenvolvíamos, como desenvolvíamos e o que aprendíamos lá. Sabe, não era exatamente fácil para eu participar; os encontros geralmente aconteciam das 19h às 23h, bem longe de onde moro; eu tinha que dormir na casa de um amigo, porque não tinha ônibus para minha casa nesse horário. Isso significa que devia ter alguma coisa bem legal nesses encontros, que faziam toda essa correria valer a pena. Gostaria de compartilhar o que teve tanto impacto em mim durante essa Jornada!

1) Design Thinking: aprendi uma nova maneira de criar, que reúne pessoas, uma quantidade absurda de ideias e muitos testes. Um dos projetos em que pretendo aplicar esse novo conhecimento é o Descobrindo o Sonho Jovem, projeto social que desenvolvo com meu amigo. Os jovens vão poder desenvolver suas propostas e transformá-las em projetos concretos a partir do Design Thinking! Há uma infinidade de oportunidades para aplicarmos esse conceito!

2) Economia do Compartilhamento: essa é uma nova maneira de trabalhar, que achei simples e genial! Imagine todos se ajudando como podem, contribuindo com o que têm e o que sabem. É disso que se trata a Economia do Compartilhamento. Além de poupar muito tempo e dinheiro, ela conecta pessoas. Um exemplo prático dessa proposta é o Waze, ''um dos maiores aplicativos de trânsito e navegação do mundo baseado em uma comunidade''. Cada usuário contribui com o que sabe do trânsito local; unindo as informações, o aplicativo recomenda o trajeto com menos trânsito para você chegar a algum lugar. A Jornada da Inovação também foi estruturada sobre esse fundamento: cada participante contribuía da forma que podia; alguns com dinheiro, outros com lanche para os coffee breaks, uns tirando fotos para divulgação e outros compartilhando em blogs! A Economia do Compartilhamento te ensina a doar e receber, trabalhando com pessoas cujos propósitos se encontram com os seus.

Conectar e inovar

4) Gente diferente também consegue se entender: a Jornada reúne pessoas de todas as idades, com diferentes backgrounds e histórias de vida diversas. Com isso, nossos trabalhos e dinâmicas levantavam pontos de vista completamente diferentes, que nos permitiam enxergar tudo de forma bem ampla e que acabavam resultando em reflexões e projetos bem consistentes. Esse contatos permanecem: muita gente que conheci lá tem me indicado para grandes oportunidades e me ajudado em muitos planos!

O objetivo da Jornada é empoderar seus participantes, de modo que eles entendam o potencial que possuem para inovar. Não tenho dúvidas de que saí do processo empoderado e vejo um mundo de possibilidades para fazer meus sonhos ajudarem a sociedade de forma única. Por causa desse impacto que a Jornada teve sobre mim, recomendo as próximas edições para todos! Garanto que vai ampliar sua percepção sobre o mundo!

empodere-se

No Empodere-se (http://empoderese.com/site/) tem vários outros cursos como a Jornada da Inovação!

Para informações, dúvidas e pedidos, falar com Gabriel Coelho (gabriel@empoderese.com).

#Partiu_inovar!