Blog do Gustavo

Networking para todos – 6 dicas para aproveitar sua rede de contatos

gustavotorres

Networking é um jeito mais legal de dizer rede de contatos. Quando ouvimos esse termo, geralmente o associamos ao mundo adulto das profissões. Entretanto, nos últimos meses, eu, moleque de 16 anos, acabei conhecendo muita gente que me deu muitas oportunidades. Percebendo que networking pode trazer chances de estágios, empregos, bolsas de estudo, bolsas para pesquisa e muitas outras oportunidades, queria contar 6 histórias que deixaram lições valiosas sobre networking.

1. Amigos fazem parte da sua rede! Para começar a segunda edição do nosso projeto social (DSJ), meu amigo e eu precisávamos de alguns materiais e de dinheiro. Não era muita coisa, mas, dadas nossas condições financeiras, não podíamos bancar os gastos. Daí tivemos a ideia de recorrer aos nossos amigos. Pelo Facebook, pedimos ajuda a nossos colegas da escola. Em 3 dias, carregávamos sacolas cheias de material e contabilizávamos quase o triplo do dinheiro de que precisávamos. Conte com a ajuda dos seus amigos!

2. Conheça pessoas diferentes! Num dia frio de domingo, aquele mesmo amigo e eu fomos a um evento cultural na Barra Funda, que fica muito longe de onde moramos. Claro que pais e amigos nos questionaram: ''Pra que é vocês vão lá?''.  Fomos mesmo assim. No evento, conhecemos muita gente interessante! Adicionamos algumas no facebook. Dias passaram até que alguns posts nossos chamaram a atenção de uma universitária que encontramos naquele evento. Ela  nos colocou em contato com um empreendedor social chamado Gustavo Fuga, que acabou nos ajudando muito com o DSJ, dando conselhos e até conseguindo espaço para o realizarmos. Moral da história? Vá a eventos e lugares diferentes, conheça pessoas e mantenha contato com elas!

3. Tenha destaque! Em um evento, depois de eu dar uma depoimento sobre como fui pra Yale, uma educadora chamada Jamile Coelho se apresentou e me ofereceu atividades para desenvolver autoconhecimento. Claro que aceitei e mantivemos contato. Ela também acabou sendo umas das maiores contribuidoras do DSJ, nos ajudando com toda sua experiência. De alguma forma, em todo lugar que você for, é importante deixar uma marca. Entretanto, nunca o faça com arrogância, para não passar a imagem do ''metido que gosta de chamar atenção''.  Pergunte, questione, converse, fale de suas experiências e sonhos. Isso deve ser o suficiente para mostrar que você é único.

4. Fale de seus sonhos e vontades! Após eu escrever em alguns blogs, um amigo que trabalha na área de comunicação do Ismart (o instituto que me dá bolsa de estudos no colégio onde estudo) falou bem dos meus textos. Respondi que sempre gostei muito de escrever e buscava oportunidades de escrever cada vez mais. Passados alguns meses, ele falou que tinha uma amiga trabalhando na UOL e que surgiu a possibilidade de eu escrever para um blog do portal. Conclusão: cá estou. Por isso, sempre comente sobre seus objetivos e sonhos para as pessoas que conhece; elas podem te ajudar muito!

5. Pegar cartão de visitas não é sinônimo de networking! Tenho uma pilha de cartões de pessoas incríveis com as quais nunca falei depois de conhecer. Isso é, em grande parte, frustrante, porque sei que poderíamos nos ajudar muito de várias formas. Por isso, depois de pegar cartões, é sempre essencial manter contato. Seja por e-mail ou adicionando a pessoa no facebook, dê um jeito de se manter conectado com ela!

6.  Não tenha vergonha de pedir ajuda! Sempre fui tímido, mas nunca me arrependi dos momentos em que fui minimamente cara-de-pau para pedir um favor. Um dos mais marcantes foi quando queria muito ir à Virada Empreendedora, mas não podia pagar o ingresso. Enviei e-mail para todos os organizadores explicando minha situação e meus sonhos e pedindo ingressos para mim e meu sócio. No final, deu certo! Peça ajuda! Muita gente por aí está disposta a ajudar.

Não restam dúvidas de que networking não se restringe a adultos e ao mundo das profissões. Ele é para todos. Sua rede de contatos pode te ajudar em todo momento da sua vida e de várias formas. Seguindo as 6 dicas acima, há grandes chances de muitas oportunidades aparecerem!

Curtiu?

Se tiver mais alguma dica para compartilhar, por favor, comenta aí! 😀

#Keep_Networking