Blog do Gustavo

Sonho, mas me dedico?

gustavotorres

Sete livros (uns mais grossos, outros menos),  pilhas de folhas de simulados de provas e cadernos inteiros preenchidos com rascunhos de redação. Esse foi o saldo dos dois meses em que mais me dediquei até hoje. Enquanto organizava essa bagunça, percebi o esforço que direcionei ao meu sonho de estudar fora e experimentei uma sensação boa de conquista.

IMG_20141208_115611922

Várias vezes me encontrei pensando ''Nossa, gostaria muito de X''. Em mais de uma delas não elaborei estratégia alguma para alcançar a tal coisa X.  Sempre tive sonhos, mas nem sempre tive a disciplina necessária para alcançá-los. Não foi o que ocorreu com o sonho de estudar fora. Era começo de setembro quando percebi que eu teria que me dedicar muito para passar em boas faculdades americanas. Tinha pouco mais de um mês para me preparar para o SAT, escrever redações memoráveis sobre mim e manter boas notas nas provas da escola. Num fim de domingo, escrevi meu objetivo em post-its e colei do lad0 da cama.

Foram vários os dias em que dormi às 3h da manhã e acordei às 5h, fosse em cima da pilha de livros, fosse em sessões de Skype com mentores cujo fuso horário me privava do sono. Claro que meus pais falavam que aquilo ia me fazer mal, meus amigos me diziam que eu era louco e meus professores chamavam minha atenção quando eu dormia em algumas aulas, mas eu tinha um objetivo claro e sabia que estava no caminho certo.

Por enquanto, tudo tem dado certo. Fui bem em provas e fiquei feliz com as redações que escrevi. Entretanto, meu primeiro resultado de verdade ainda está por vir: Stanford divulga quem foi aprovado dia 15. Estou bem inseguro sobre se vou passar ou não, mas sei que tenho feito o máximo para alcançar o objetivo. Se tudo der errado, lógico que vou ficar triste, mas vou poder dizer que não foi por falta de dedicação. As pilhas de livros e as horas não dormidas falam pelo esforço.

Além disso, vou manter a certeza de que cresci muito com o processo. Ganhei disciplina, desenvolvi mais autoconhecimento e, principalmente, conheci pessoas incríveis que mudam suas vidas e suas comunidades. Falarei mais sobre isso no próximo post.

A mensagem que queria deixar aqui é a da importância de se dedicar para os seus objetivos. Não adianta só querer algo, tem que fazer por merecer. Assim como frequentemente se diz que a felicidade não está no fim, mas sim no caminho, sonhos também podem ser vistos assim. A realização pode vir da dedicação para alcançá-los, não necessariamente do momento em que os alcançamos.

Sempre tive sonhos, mas nem sempre tive a disciplina necessária para alcançá-los.

Espero que 2015 venha não só com sonhos, mas também com muita estratégia, disciplina e dedicação para todos!