Blog do Gustavo

Tenho metas para 2015, mas e aí?

gustavotorres

Não é de hoje que falo que sou desorganizado, mas sei que preciso me esforçar para ter o mínimo de organização e alcançar algumas coisas na vida. Realmente não me dou bem com listas, agendas e coisas desse tipo. E não me incomodo muito com bagunça. Mas se tem uma coisa que me incomoda é a falta de organização de sonhos e objetivos.

Para quem não se dá bem com organização, pode ser que fazer algo desse tipo deixe a ''lista'' de objetivos para 2015 menos chata.

Aparecem agora as ''Metas para 2015''. Não tenho nada contra elas. O problema é que geralmente não levamos metas a sério e deixamos de tomar atitudes para alcançá-las. Abandonamos nossos objetivos em conversas e pensamentos que não dão em nada. Foi assim por muito tempo com minha vontade de criar um projeto social, de me preparar para provas americanas e de aprender programação (esse último ainda em progresso). Demorei para entender que precisava traçar estratégias e, claro, colocar a mão na massa. Uma vez que comecei a fazer isso, tudo passou a fluir e acontecer.

Essa é, aliás, uma grande diferença entre pessoas que se destacam e pessoas que ficam no comum: fazer. Tenho conhecido muitas histórias incríveis de protagonistas que construíram coisas grandes, mas que não são gênios nem seres sobrenaturais. A grande diferença deles é que determinaram seus sonhos e se dedicaram para alcançá-los, aprender com erros e continuar tentando. No meio de erros, acertos e muitas responsabilidades, essas pessoas acabam aprendendo muito e, por isso, começam a acertar cada vez mais e fazem o que consideramos incrível.  Entretanto, organizar seus objetivos e o caminho para chegar neles foi essencial no processo.

Recomendo simplesmente tentar começar algo novo. Pode ser fazer esportes, assistir a um curso online, ver mais filmes ou qualquer outra atividade que te ajude a atingir seus metas. O ponto aqui é entender que nada vai acontecer enquanto não tomarmos atitude.

Recomendo:

– ter um bloco para organizar seus objetivos e suas estratégias para alcançá-los;

– consultar esse bloco com frequência para checar seu progresso ao longo do tempo;

– se cercar de pessoas que estão fazendo coisas legais, porque isso faz perceber o quanto ainda temos para fazer.

Desejo a todos um ano novo com muita proatividade para que todos os sonhos se tornem realizações!

(Nos próximos posts, devo falar um pouco mais sobre técnicas para colocar as coisas em prática e fazer acontecer! :D)