Blog do Gustavo

Como fazer tudo que você sempre quis

gustavotorres

Você já teve muita vontade de fazer algo e prometeu que o faria quando tivesse tempo? Eu já. Várias vezes. Desde fazer um esporte até estudar um pouco em casa todos os dias, temos vários objetivos que costumamos prorrogar; geralmente, acreditamos que não temos tempo para nos dedicar a eles.

Hora de tirar seus planos do papel!

A solução? Desafie-se a alcançar esses objetivos logo!

Assisti a uma palestra que falava sobre o 30 days challenge (Desafio dos 30 dias). Por 1 mês, você se desafia a fazer algo que sempre quis fazer. Não pense muito, apenas comece a fazer! Vale qualquer desafio! Ir de bicicleta para a escola, não tomar refrigerante, estudar 2h por dia após chegar em casa, enfim, qualquer coisa! Quanto mais fácil o desafio, melhor, pois ele se torna um hábito sustentável. O período de 30 dias contribui ainda mais para essa sustentabilidade, uma vez que este é o tempo médio que levamos para incorporar uma prática à nossa rotina.

Por que não se desafiar?

Eu comecei a fazer alguns! Os principais estão relacionados ao SAT (o ''ENEM norte-americano''). Eles são:

1) Aprender 3 palavras por dia. Para isso, baixei para o meu celular um livro com o vocabulário necessário para o exame. Enquanto estou no ônibus indo para a escola de manhã, aproveito para aprender as tais palavras. Ao longo do dia, durante o lanche ou almoço, abro o arquivo de novo para checar se lembro o que aprendi. Tem dado muito certo!

2) Estudar, no mínimo, 1h por dia para o exame. Desse tempo, 25 min são dedicados a elaborar uma redação no modelo do SAT. O tempo é curto porque é o que temos durante a prova. Uso o resto para me dedicar a outras partes do teste, especialmente à interpretação de texto (Critical Reading). Para me lembrar desse desafio, coloquei um post-it no meu armário escrito ''Já estudou para o SAT hoje?''. Poder responder que ''sim'' é uma das melhores sensações do dia.

Apesar de esses desafios talvez exigirem que você fique com um pouco de sono, pelo menos você vai se sentir realizado!

Para assistir ao vídeo da palestra sobre o 30 days challenge, basta clicar aqui. Como sempre, as palestras do TED trazem ideias muito interessantes. Espero que aproveite!

E aí, pronto para o primeiro desafio?

Obs: peço desculpas pelo tempo que fiquei sem escrever! Não foi por falta de vontade, mas por falta de tempo, dada minha vida de vestibulando! Pensando bem, escrever para o blog 3 vezes por semana daria um bom desafio…