Blog do Gustavo

Sobre tudo que pode ser, mas que nem imaginamos – o que é o Ismart?

gustavotorres

Algumas coisas acontecem na vida e mudam nosso destino de uma forma que nunca poderíamos imaginar. Na verdade, muita coisa faz isso com a gente. O Ismart foi uma delas para mim.

Falo do Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos.

Conheci essa ONG depois de ir bem na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a Obmep (http://www.obmep.org.br/). Uma professora que nem me conhecia perguntou se eu queria participar de um processo seletivo que dava bolsas de estudo nas melhores escolas particulares de São Paulo (essa professora se tornaria uma grande amiga). Disse que topava, mas com aquele receio básico de ser muito bom para ser verdade.

Descobriria alguns dias depois que não era enrolação; era para valer.

Depois dos intensos meses do processo seletivo, fui aprovado no projeto. Comecei a estudar no Santo Américo, um colégio que tem uma estrutura dos sonhos para um aluno que passou a vida inteira em  escola pública (tinha até piscina!! hahaha). Professores, laboratórios, quadras poliesportivas, salas com projetores, armários para guardar o material, tudo perfeito! Deslumbramento e otimismo diante das oportunidades que se abrem são as primeiras impressões de todos os “ismartanos” (como nós, alunos do Ismart, nos conhecemos).

Daí começam a vir desafios. A exigência nas escolas particulares costuma ser bem maior que nas públicas. O ritmo de estudo, mais intenso. As provas, muito mais difíceis.  Os finais de semana, mais curtos… Nossa rotina muda completamente. Como exemplo, acordo às 5h todo dia e não costumo chegar em casa antes da 19h.  A adaptação é um processo difícil. Mas temos o apoio de muita gente: uma equipe de psicólogos do Ismart com quem sempre conversamos, pais e responsáveis que sempre nos apoiam, professores que dão muita força e uma rede de suporte entre os próprios alunos, que se ajudam e crescem juntos.

Em geral, essas são as primeiras fases por que passam todos os alunos que entram no projeto. Depois, a gente começa a entender melhor o que é o Ismart: como nos ajuda a crescer, as pessoas incríveis que participam dele, a diversidade de oportunidades que nos oferece… Mas tudo isso fica para os próximos posts.

Por ora, queria apenas dar uma ideia do que a instituição. Por quê? 1) Para divulgá-la, pois pode ser que o leitor se interesse e queira participar do processo seletivo, ou pode ser que indique a oportunidade para alguém; enfim, pode ser que muita coisa aconteça (coisas que “nunca poderíamos imaginar”, como disse no começo do texto). 2) Porque muito (muito mesmo) do que vou falar no blog vai ter a ver com a instituição, então precisava explicar o básico dela.

Daí o acaso nos permite traçar novos caminhos, novas possibilides, o inimaginável

E, por último, mas não menos importante, para abrir horizontes do leitor: pode ser que você seja um aluno de escola pública e tenha percebido que todo um mundo novo te aguarda; pode ser que você seja um aluno de escola particular e, ao descobrir que tudo a que você está acostumado é mágico para alguém, pode te fazer dar mais valor para essa oportunidade; pode ser que você tenha um ponto de vista sobre as desigualdades do país, mas também precisa conhecer  as chances que encontramos para melhorar esse problema; e também pode ser muito mais, muito mais do que “nunca poderíamos imaginar”.

Mais informações sobre o Ismart em www.ismart.org.br

Abraços e até o próximo post!