Blog do Gustavo

Em busca da criatividade perdida

gustavotorres

Lembra da Jornada da Inovação?

Participei do primeiro módulo na última segunda (7)! Com o tema ''Em busca da criatividade perdida'', fizemos uma série de dinâmicas meio loucas, mas que foram bem úteis justamente por isso.

jornadaEm nosso dia a dia, procuramos parecer pessoas cada vez mais sérias; o medo de falar e fazer besteiras nos persegue; por isso, muitas vezes deixamos de perguntar e de dar ideias que podem nos fazer parecer bobos.

Imagine isso num ambiente que reúne de pessoas de 14 a 65 anos. Esse era o nosso caso. De um lado, os mais jovens podem sentir-se inseguros por estar perto de pessoas com muito mais experiência e, por isso, se retraem e deixam de dar suas opiniões ''infantis''. Do outro lado, a ''voz da experiência'' pode sentir-se numa posição superior e evita verbalizar certos pensamentos que não façam justiça a essa posição.

Como resolvemos isso? Brincando de pega-pega, por exemplo! Ou fazendo muitas outras dinâmicas de expressão corporal e verbal até chegarmos a um momento de apresentações que foi muito além de ''nome, idade e profissão'', mas que abordou nossos interesses e sonhos. Foram atividades que nos libertaram das algemas do que ''os outros vão dizer'' e que criaram uma confiança no grupo.

Uma vez libertos, quando começamos a pensar em ''quais são as dificuldades que o mundo enfrenta'', não nos sentimos retraídos pela possibilidade de julgamento externo; fizemos perguntas e demos ideias inusitadas. É desse ambiente que surgem as maiores ideias; e é assim que se encontra a ''criatividade perdida''.

Esse foi só o 1º módulo! Gostaria que muitas outras pessoas participassem e, por isso, estou divulgando a Jornada aqui!

Ainda dá para se inscrever nos próximos módulos! Hoje acontece o segundo! Sei que está meio em cima da hora, mas vale muito a pena! Se não der para comparecer a esse, não deixe de ir aos próximos! É uma experiência renovadora e que traz muitos insights, além de nos colocar em contato com pessoas muito interessantes!

empoderesse

Sente o clima… Parecemos bobos, mas somos só criativos (:

Apesar de ser paga, a Jornada quer ser acessível a todos! Por isso, caso suas condições financeiras não permitam que você pague o valor proposto, fale com o organizador Gabriel Coelho (gabriel@empoderese.com); pode ser que você contribua com a Jornada de uma forma única e isso te coloque na equipe!

Espero que aproveitem!