Foco em 4 passos
gustavotorres
Cena típica de final de semana: você com algo muito importante para fazer, algo que já prorroga há dias e sabe que precisa fazer. Começa, mas não consegue se concentrar. A televisão dá risadas; os vídeos no facebook atraem; as notificações no WhatsApp não param. Como manter o foco no que você está fazendo?
Estive com um pessoal trabalhando sobre essa pergunta e, em meio a discussões, post-its e muitas ideias, chegamos a um passo-a-passo do foco. É bem simples e, pelo que avaliamos, muito funcional! Seguem aí os 4 passos para o foco.
1. Tenha um tempo para o não-foco
Tirar alguns minutos para suprir toda sua necessidade por distrações e coisas não tão produtivas é essencial! Permita-se algum tempo (10 min ou 1h, depende da sua necessidade) para assistir a vídeos no Youtube, conversar com amigos e descansar numa rede. Isso ajuda a descarregar a mente das distrações que inviabilizam a concentração.
2. Determine seu objetivo
Seja “lavar as roupas”, “estudar o relevo brasileiro” ou “escrever a redação para a aula de amanhã”, tenha um “onde quero chegar”. Sem uma meta, há grandes chances de você se perder em meio às várias coisas que quer fazer. Um objetivo claro evita que se distraia com outros objetivos. Se possível, determine também um prazo, do tipo “vou terminar isso em 2h” ou “até o final da tarde”, pois isso afasta aquele pensamento de “tenho bastante tempo, então posso enrolar”.
3. Faça uma lista com as razões que te motivam para alcançar o objetivo
Motivação é um passo essencial na preparação para o foco. A falta dela torna os afazeres chatos e culmina em distração. Por isso, é essencial ter uma lista com as razões que te motivam a fazer algo. No caso dos estudos, poderia ser algo como:
“Objetivo: estudar relevo brasileiro
Por quê?
- Aprender geografia física de uma vez por todas
- Ir bem na FUVEST, pq isso cai em uns 40% das questões de geografia e eu sempre erro tudo
- Sentir-me satisfeito por conseguir aprender algo que nunca entendi
- Ser orgulho pros meus pais
- Ser orgulho pra mim mesmo
- Pode fazer a diferença entre passar na universidade ou não
- E entender melhor a estrutura do meu país (que, de vdd, eu não até hoje não entendo .-.)”
Isso é só um exemplo! A lista deve ser algo bem pessoal e verdadeiro, que dê uma razão de existência para seu foco. Mantenha-a a seu lado enquanto faz suas atividades.
4. Comece a fazer!
Agora é só partir para a prática! Se sentir que está perdendo o foco, vale a pena levantar, tomar uma água, fazer um alongamento e olhar de novo para lista de razões.
Todas as pessoas que usaram esses passos falaram que deu certo! Espero que te ajude!
Esses passos foram desenvolvidos pela galera do Descobrindo o Sonho Jovem (DSJ), na etapa em que discutimos resoluções de problemas enfrentados pelo grupo e pela sociedade.
Se também estiver com dificuldades de se concentrar no computador, leia sobre o Tabless Thursday clicando aqui (: