Blog do Gustavo

Como mudar o mundo – parte 2

gustavotorres

Para ler a parte 1, é só clicar aqui (:

Quando voltei do intercâmbio de férias em fins de julho, o pessoal do Tirando Sonhos do Papel fazia justiça ao nome do workshop: elaboravam propostas, criavam projetos, escreviam planos de ação, enfim, tiravam sonhos do papel.

Meu colega (João) e eu começamos a discutir algumas ideias… E chegamos ao seguinte:

1) Percebemos que alguns jovens tinham realizações incríveis; mudavam suas vidas e a realidade ao seu redor. Histórias diversas (nossas e de muitos outros) nos convenciam de que o jovem tem um potencial ENORME (quem leu Jovens Falcões sabe do que estou falando).

O livro Jovens Falcões, do Eduardo Lyra, fala sobre histórias de brasileiros que ''do nada chegaram a tudo''; eles são prova do potencial de que falamos.

2) Eram poucos os jovens que concretizavam esse potencial. A maioria ficava na mesmice, sem fazer a diferença.

3) Concluímos que a concretização do potencial depende de inspiração e de autoconhecimento. A inspiração motiva a sonhar, a tentar e a fazer, porque ela mostra que é possível. O autoconhecimento, por sua vez, permite descobrir um sonho. Quando o jovem entende que tem potencial e sabe em que pretende usar esse potencial… As coisas acontecem!

4) Criaríamos a oportunidade para que todo jovem pudesse sonhar.

dsj logo

Descobrindo o Sonho Jovem

Foi assim que surgiu o Descobrindo o Sonho Jovem (DSJ). Ainda é uma semente, mas essa ideia nasceu para ser grande!

Me lembrei de uma frase que vi ontem: ''Talento é universal, oportunidade não'' (Hilary Clinton). Por que não tornar a oportunidade unviversal também? É um sonho, mas sonhos devem ser realizados.

Na parte 3, veremos como o projeto funcionou na prática e quais serão os próximos passos. Isso ainda vai mudar o mundo!

Até o próximo post!