Blog do Gustavo

3 ferramentas que podem mudar o modo como você trabalha

gustavotorres

O tema do 2º módulo da Jornada da  Inovação foi ''Ferramentas colaborativas''.

O objetivo era apresentar sites e aplicativos muito úteis na criação e organização de conteúdos individuais e coletivos. As ferramentas foram as seguintes:

1. Lino: como se fosse um mural gigante, ele te permite anexar post-it's, fotos, vídeos e arquivos. Essa ferramenta é especialmente útil para momentos em que se pretende levantar uma série de ideias e/ou desafios relacionados a um tema,  processo chamado brainstorming (''tempestade de cérebro'', em tradução literal). Antes, essa prática se limitava a ambientes físicos, em que todas as pessoas deviam estar presentes no mesmo lugar ao mesmo tempo. Agora, é possível fazer isso com pessoas que estão distantes e em diferentes momentos.

2. Mindmup: ferramenta para fazer ''mapas mentais'', ela permite que você comece a trabalhar sobre aquela ideia que está martelando na sua cabeça e a desenvolva esboçando mais pensamentos relacionadas a ela. Essa ferramenta também costuma ser usada na fase de brainstorming.

(Dica: conhece o Google Drive? Ele poderia entrar como uma quarta ferramenta da lista, mas, como não falamos dele na Jornada, não listei. Trata-se de mais uma das geniais criações do Google e funciona como um HD infinito, em que você pode armazenar, baixar, compartilhar e editar arquivos de qualquer lugar, contanto que tenha internet. Você pode conectá-lo ao Mindmup! Basta ir em ''Criar'', ''Conectar mais aplicativos'' e selecionar o Mindmup, o que o permitirá armazenar seus mapas mentais no Drive.)

3. Trello: depois de fazer aquele brainstorming inicial, você geralmente se vê diante de um monte de ideias completamente bagunçadas. Daí, é necessário organizar essas ideias de modo que elas se transformem em algo aproveitável (um plano de ação, um plano de negócios, uma estratégia de grupo de estudos e tantas outras coisas quanto puder criar). Aqui entra o Trello, uma espécie de lousa em que é possível agrupar e organizar ideias com outras pessoas.

Fizemos vários testes e aprendemos a utilizar pelo menos o básico dessas ferramentas. Elas se mostram muito úteis! Hoje de manhã mesmo já usei o Mindmup para refletir sobre o que queria fazer nessa semana, defini prioridades e está dando certo! Acho que vale muito a pena dedicar um tempinho para experimentar esses sites e aplicativos!

O 3º módulo da Jornada acontecerá amanhã (15/07)! O tema será ''Meditação para pessoas que não têm tempo''. Eis aí algo que pouco temos feito na correria cotidiana; acho que vai ser bem interessante. Novamente, é o mesmo mecanismo: inscrições neste link e acordos e conversas com Gabriel Coelho (gabriel@empoderese.com).

Aproveitem!