Blog do Gustavo

Conexão Capão-EUA

gustavotorres

No dia 22 de março, fui ao lançamento do Ismart Online, um projeto piloto que o Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos criou para dar mais oportunidades a jovens de alto potencial.

Tinha uma garotada de 12 anos com seus pais, todos ansiosos para entender melhor o que estava sendo oferecido.

A coordenação pediu para eu dar um depoimento sobre protagonismo, ou a capacidade do jovem de escrever sua história. Escolhi uma experiência pela qual passei que ilustrava bem essa ideia e achei que seria legal compartilhá-la aqui. Contei mais ou menos a seguinte história:

“Sou do Capão Redondo. É uma região de São Paulo que serve como símbolo para as áreas de onde vem a maioria dos jovens que estão aqui nesta reunião hoje: um lugar humilde, muitas vezes associado à pobreza e à falta de oportunidades para 'ser alguém na vida'. Aprendi que essa parte da falta de oportunidade só é verdade para quem 'segue a onda'. Somos nós que criamos essas barreiras; e somente nós podemos derrubá-las.

Capão Redondo

Lá por fevereiro do ano passado, recebi um e-mail da minha analista, a Carol. Analistas são psicólogas que acompanham os alunos do Ismart ao longo de suas jornadas e acabam se tornando verdadeiras conselheiras. O e-mail falava de uma oportunidade de intercâmbio de férias em Yale, uma das 10 melhores universidades americanas. Dei uma olhada nas diretrizes do programa e achei que não dava para mim. Para concorrer à oportunidade, teria que escrever redações em inglês, apresentar fluência no idioma, preencher uma complexa papelada e enfrentar concorrência mundial. Tudo muito complicado e distante da minha realidade; eu era só mais um jovem do Capão.

Passou-se uma semana. Abri minha caixa de entrada e me deparei com o e-mail novamente. Num impulso, decidi que queria participar. Na verdade, decidi que IA participar.  Por que não? O Ismart me ofereceria todas as ferramentas, me dava uma estrutura de estudo excepcional. Daí, só dependia do meu empenho.

Falei com a Carol que estava interessado em participar e perguntei se a instituição poderia me ajudar com o custo que os aplicantes (concorrentes) ao intercâmbio deveriam pagar. A resposta foi positiva e ela me indicou para uma professora que estava preparando alunos do 3° ano para concorrer a uma bolsa em outro intercâmbio que também aconteceria em Yale. Acabei me interessando muito pela proposta desse segundo intercâmbio e decidi aplicar para ele. Acontece que o pessoal já trabalhava nas redações e na papelada havia dois ou três meses e eu tinha apenas duas semanas para fazer esse processo. Foi uma correria intensa e precisei de uma dedicação mais intensa ainda para completar tudo. Conciliar as atividades da escola de período integral com todo o processo de aplicação foi um grande desafio.

Em meados de abril, veio a resposta: deu certo. Dois colegas ismartanos e eu conseguimos bolsa completa para passar três semanas em uma das melhores universidades do mundo!

Em julho, lá estávamos nós, vivendo uma das experiências mais importantes das nossas vidas. Conexão do voo: Capão – EUA.

Yale University

A intenção dessa história não é me vangloriar de uma conquista. É apenas mostrar que é possível. Que temos o potencial de escrever nossas histórias. Claro que tive o apoio de muita gente: a equipe do Ismart, os professores, colegas e, claro, os meus pais foram essenciais para tudo dar certo. Entretanto, nossa história depende principalmente de como utilizamos as oportunidades e ferramentas que se apresentam à nossa frente. Tudo começou com aceitar o chamado de um e-mail.”

A ideia do Ismart Online é dar preparação e oportunidade para que jovens cresçam acadêmica e pessoalmente, além de oferecer mais uma chance de eles entrarem na instituição. Daí, a ferramenta. Potencial, eles têm de sobra. Basta ter empenho, e toda a realidade poderá ser mudada.

O mesmo vale para outros que não estão envolvidos no Ismart Online. Oportunidades aparecem. Potencial a gente traz desde sempre. Atitude é o ingrediente final para um mundo novo.

Até o próximo post!