Blog do Gustavo

Como desenvolver foco e concentração – Tabless Thursday

gustavotorres

Você já sentiu falta de foco? Quase nunca, né?

Nesse mundo conectado, de infinitas informações a todo momento, é comum nos pegarmos abrindo aba após aba do nosso navegador. Começamos a escrever um texto, daí pensamos ''tenho que pesquisar para saber mais sobre o assunto''; vamos ao Google, abrimos umas 3 abas para ter fontes diversas; de cada uma delas, abrimos umas 3 novas para checar termos que não conhecemos direito… Enfim, terminamos no Facebook vendo fotos da galera. Acho que não sou o único que passa por isso.

Abas, abas…

Acabamos sem fazer tudo o que queríamos e poderíamos ter feito se tivéssemos foco. Daí, surgiu a ideia do Tabless Thursday (Quinta-feira Sem Abas), que propõe que, pelo menos um dia por semana, tenhamos apenas uma aba aberta, ao invés de várias. Trabalhamos em uma atividade por vez. Assim, desenvolvemos foco na atividade do momento, sem procrastinação ou distração.

James Hamblin é o idealizador da ideia. Já pensou que louco, uma aba por vez?

Na verdade, as abas são uma metáfora para as atividades da vida. Temos sido influenciados a ser multitarefas, pessoas que fazem várias coisas ao mesmo tempo. Dizem que para meninas é mais fácil, e, pelo que comparo entre meus amigos e amigas, isso é verdade. Entretanto, pesquisas mostram que seu desempenho em atividades feitas simultaneamente cai muito em relação a quando você as faz com foco. Por isso, o Tabless Thursday treina sua mente para aumentar o rendimento em tarefas diárias.

Multitasking às vezes é meio opressor

É uma prática que tento incorporar cada vez mais em meu cotidiano, porque percebo que realmente dá resultados.

Contudo, acredito que um pouco de caos faz bem. Ser multitarefa (de vez em quando) ajuda no processo criativo; juntar tudo, como se tudo fosse um só, parece ser algo que promove a integração de ideias necessária para criatividade. Mas isso já é o que geralmente fazemos. Agora, precisamos trabalhar sobre nossa concentração!

Keep calm and stay tabless!